quinta-feira, 30 de julho de 2015

Libras Me Ensinando Sempre


Ontem eu soube que a Justiça Federal determinou que as provas do Enem sejam 100% traduzidas em Libras, a partir deste ano. Imediatamente eu, que estava entediada sem fazer nada, fui tomada por uma euforia que me fez pular em cima do Bruno (sim, pular), me fez gritar pra minha mãe ir ver o vídeo que anunciava essa notícia, me fez compartilhar no meu Facebook, me fez perder o sono, mesmo eu só indo pra cama horas depois disso. Fiquei virando de um lado pro outro pensando no quanto é louco tudo isso, no quanto eu me entristecia sempre que refletia sobre esse assunto, sobre o quanto as coisas são injustas por aqui. Injustas só por aqui, por que lá em cima tem um Cara que não falha nunca, e tenho certeza que tem um dedo Dele nessa história, que colocou determinação em tanta gente que lutou incansavelmente pra alcançar essa vitória, e preparou pra que tudo fosse no tempo certo. Os surdos estão cada vez mais conquistando espaços importantes na sociedade, e estão cada vez mais visíveis, mais unidos. Aliás, a união entre eles é uma das características que mais admiro na comunidade surda, eles não precisam de meses de convivência pra considerar, então, que tem uma nova amizade. Eles se aproximam quase que instantaneamente apenas por dividirem a mesma língua. E isso é fantástico! Quanto que nós temos pra aprender com eles... Eu sou apaixonada por Libras e tudo que tem a ver, desde o momento que tive o primeiro contato, e me envolver com tudo isso me ajudou, e MUITO, com a minha aceitação pessoal. Os surdos me ensinaram que tudo é simples, é sim ou é não, é amigo ou não é, se gosta ou não se gosta, quer ou não quer, anda ou não anda, ouve ou não ouve. E que esse bando de máscaras e dramas não fazem parte da vida deles, e sim da nossa. Os surdos mesmo tendo pouquíssima assistência nas escolas, nas ruas, e muitas vezes dentro da própria casa, ainda assim vejo neles uma evolução que não vejo nas outras pessoas. Claro que tudo isso também resulta coisas negativas, mas quando me deparo com a praticidade que os surdos têm em lidar com a vida, eu tenho certeza que nada mais no mundo bate tão forte meu coração. Quanto menos se tem, mais se é, e mais se conquista. Sei que o que tenho pra oferecer é pouco, mas darei esse pouco enquanto eu puder, a Libras mudou minha vida, quero através dela mudar a vida de mais gente, quero poder sempre trabalhar com isso, porque assim acordar cedo não será difícil e dormir tarde será prazeroso. Quero continuar sendo testemunha que Deus está cuidando de tudo com a justiça Dele e agirá quando a nossa não for suficiente, e se pensar tudo isso for inocência minha, então que eu sempre seja inocente.

2 comentários: