segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Algo Que Você Não Sabia


Você nasceu só um ano e cinco meses antes de mim, é a irmã mais velha de uma filha postiça porque é assim que você sempre me tratou. Mas não como aquelas mães melosas, que não param de fazer cafuné no filho, você está mais pra mãe briguenta, que grita, proíbe, fica em cima e reclama enquanto ajuda, igual a nossa mãe. Por extremo cuidado e preocupação, eu sei, igual a nossa mãe. Mas que sempre lança um olhar de orgulho quando algo bom acontece comigo, igual a nossa mãe. Todo ano no seu aniversário me dou conta do quanto você já cresceu, 24 anos e um caminhão de conquistas e histórias de esforço, a primeira delas quando ainda era uma menina, nossos pais trabalhavam e você cuidava de tudo enquanto eles estavam fora, mandava e desmandava em casa, e ai de quem não obedecesse ou sujasse o que você já tinha limpado. Eu, rebelde, sempre rebatia que a casa não era sua, mas hoje pensando bem, acho que era e ainda bem que era, eu não teria dado conta de tudo aquilo com tão pouca idade como você. Você sempre foi adulta, sempre soube amadurecer rápido e eu, novamente rebelde, me orgulhava em não ser como você. Como a gente é inocente, não é mesmo? Acontece que eu também cresci, não tão rápido como você e confesso que até um pouco atrasada. E quando isso aconteceu, precisei ser tantas coisas que eu não fazia ideia sobre como ser, não tinha foco e nem responsabilidade. Foi então que me veio você na cabeça, e me esforcei muito pra agir como você sempre agiu, pra alcançar o sucesso que você alcançou. Mas não foi fácil, tanto que eu não consegui. Admirei tanto você quando me dei conta disso, do quanto você era realmente raridade e sua postura era de mulher desde tão criança. Talvez nunca tenha pensado que é assim que eu te vejo, porque eu nunca disse afinal. Aproveito este espaço pra escrever pra você o que minha voz e minha personalidade difícil não conseguem dizer pessoalmente. Dizer que nunca me esqueci que toda vez que chegava da escola, você me esperava no ponto de ônibus pra me acompanhar até em casa e o quanto isso significou pra mim a vida inteira. Você é de poucas palavras, mas percebo quando você fica feliz por mim, algo que eu conto em detalhes por mais ou menos uns 40 minutos você responde com "hum.. Parabéns". Mas eu vejo o sorrisinho que você dá quando fala isso, o sorrisinho de irmã mais velha que adotou a irmã mais nova. De quem luta na vida sem precisar espalhar, que nunca precisou de alguém em quem se apoiar, você sempre teve muita força, força que eu não tenho igual, por isso diferente de você eu preciso de apoio, o seu se for possível. 
Feliz aniversário, Andressa.


2 comentários: